CHANGE FOR YOUR LANGUAGE.

ROBERTO LAURINDO- RADIOAMADOR BRASILEIRO

Minha foto
PRAIA GRANDE, SÃO PAULO, Brazil
SE VOCÊ GOSTA DE CW O SEU LUGAR É AQUI. AMATEUR RADIO THAT NEVER CW, A POET'S HOW YOU DO NOT KNOW VERSES.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Radio Amadores - Ô "Raça Mal Dita"

Um olá a todos.
Como sempre que posso gosto também de navegar nas ondas da info-via e não só nas ondas maravilhosas do rádio.Numa dessas minhas incursões achei exelente artigo,de luis de Almeida,que retrata de maneira fiel a situação de nós radioamadores no contexto Brasileiro.

Radio Amadores - Ô "Raça Mal Dita"

Ontem assistindo o Jornal do SBT, passou uma pequena reportagem sobre os rádio amadores no auxilio as vítimas de SC, até o Carlos Nascimento citou um caso sobre um rádio amador chamado J. Silva que ajudou a salvar muitas pessoas no Espírito Santo, em uma outra enchente.
Mas essa "raça" sempre foi mal vista e sem nenhum auxilio, aliás, tem mais motivos para não continuarem a exercer a atividade do que continuar.
Não existem fabricantes de rádios e equipamentos no Brasil, somente alguns poucos componentes, tudo ou quase tudo tem que ser importado e com impostos.
Todo equipamento de rádiofrequencia tem que ser homologado pela Anatel, até carrinho de controle remoto. Para fabricantes e importadores de outros produtos que não sejam destinados a radioamadorismo é muito fácil de se homologar, pois o lucro na venda compensa todo o processo de homologação, que é caríssimo. Com exeção da Motorola que fabrica alguns rádios para uso privado não amador, não tem outro fabricante. Se o interessado em ser rádio amador quiser adquirir um, ou compra um (muito) usado autorizado, ou se arrisca utilizar uma aparelho irregular e correr sérios risco de um processo. Seria tão fácil a Anatel utilizar as homologações internacionais já vigentes, mas.
Quase sempre quando um rádio amador levanta a sua antena, os visinhos já reclamam das interferências, mesmo não as tendo ainda. Casos de ameaças de morte são comuns, já houve até morte. Conheci um caso de abuso de autoridade cometido por um PM.
Tem síndico que desrespeita até a constituição, que autoriza a instalação de antenas no topo dos edifícios, e acaba retirando e multando o proprietário.
Essa "raça" evoluiu com recursos próprios, pesquisando e compartilhando conhecimentos, conhecem de todo o tipo de assunto. Isso não é um hobbie, é uma atividade.
Se hoje utilizamos telefonia móvel, devemos isso as experiências feitas por rádio amadores. Existem outras benfeitorias que começaram com esses caras.
Se não sabem, se houver uma 3° GGM, os rádios amadores serão um dos últimos meios de comunicação. Esses caras sabem como gerar energia, armazena-las, construir um comunicador com qualquer sucata, transformar uma árvore em atena, etc.
Mas as pessoas não percebem isso.
Eu até concordo com o pagamento de uma taxa anual, sem problema, mas essa taxa é para "fiscalização", e não para funcionamento. Durante dez anos como "rádio cidadão", nunca recebi uma visita de fiscalização....
Fica aqui o meu desabafo.

Se você conhece algum radio amador ou rádio cidadão, e estiver precisando de ajuda pode contar com ele, pois é uma obrigação, segundo a constituição.

Será que vão cantar parabéns pro Muricy no Domingo?

Original em: http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/11/199151/