CHANGE FOR YOUR LANGUAGE.

ROBERTO LAURINDO- RADIOAMADOR BRASILEIRO

Minha foto
PRAIA GRANDE, SÃO PAULO, Brazil
SE VOCÊ GOSTA DE CW O SEU LUGAR É AQUI. AMATEUR RADIO THAT NEVER CW, A POET'S HOW YOU DO NOT KNOW VERSES.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Radio Amadores - Ô "Raça Mal Dita"

Um olá a todos.
Como sempre que posso gosto também de navegar nas ondas da info-via e não só nas ondas maravilhosas do rádio.Numa dessas minhas incursões achei exelente artigo,de luis de Almeida,que retrata de maneira fiel a situação de nós radioamadores no contexto Brasileiro.

Radio Amadores - Ô "Raça Mal Dita"

Ontem assistindo o Jornal do SBT, passou uma pequena reportagem sobre os rádio amadores no auxilio as vítimas de SC, até o Carlos Nascimento citou um caso sobre um rádio amador chamado J. Silva que ajudou a salvar muitas pessoas no Espírito Santo, em uma outra enchente.
Mas essa "raça" sempre foi mal vista e sem nenhum auxilio, aliás, tem mais motivos para não continuarem a exercer a atividade do que continuar.
Não existem fabricantes de rádios e equipamentos no Brasil, somente alguns poucos componentes, tudo ou quase tudo tem que ser importado e com impostos.
Todo equipamento de rádiofrequencia tem que ser homologado pela Anatel, até carrinho de controle remoto. Para fabricantes e importadores de outros produtos que não sejam destinados a radioamadorismo é muito fácil de se homologar, pois o lucro na venda compensa todo o processo de homologação, que é caríssimo. Com exeção da Motorola que fabrica alguns rádios para uso privado não amador, não tem outro fabricante. Se o interessado em ser rádio amador quiser adquirir um, ou compra um (muito) usado autorizado, ou se arrisca utilizar uma aparelho irregular e correr sérios risco de um processo. Seria tão fácil a Anatel utilizar as homologações internacionais já vigentes, mas.
Quase sempre quando um rádio amador levanta a sua antena, os visinhos já reclamam das interferências, mesmo não as tendo ainda. Casos de ameaças de morte são comuns, já houve até morte. Conheci um caso de abuso de autoridade cometido por um PM.
Tem síndico que desrespeita até a constituição, que autoriza a instalação de antenas no topo dos edifícios, e acaba retirando e multando o proprietário.
Essa "raça" evoluiu com recursos próprios, pesquisando e compartilhando conhecimentos, conhecem de todo o tipo de assunto. Isso não é um hobbie, é uma atividade.
Se hoje utilizamos telefonia móvel, devemos isso as experiências feitas por rádio amadores. Existem outras benfeitorias que começaram com esses caras.
Se não sabem, se houver uma 3° GGM, os rádios amadores serão um dos últimos meios de comunicação. Esses caras sabem como gerar energia, armazena-las, construir um comunicador com qualquer sucata, transformar uma árvore em atena, etc.
Mas as pessoas não percebem isso.
Eu até concordo com o pagamento de uma taxa anual, sem problema, mas essa taxa é para "fiscalização", e não para funcionamento. Durante dez anos como "rádio cidadão", nunca recebi uma visita de fiscalização....
Fica aqui o meu desabafo.

Se você conhece algum radio amador ou rádio cidadão, e estiver precisando de ajuda pode contar com ele, pois é uma obrigação, segundo a constituição.

Será que vão cantar parabéns pro Muricy no Domingo?

Original em: http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/11/199151/

2 comentários:

  1. Ola a todos, sou PU5KGB residente em Blumenau - SC e o descritivo acima é a pura realidade, em novembro quando tivemos aqui o que chamaram de enchente mas foi uma enchurrada de lama em proporções gigantescas, até quero deixar aqui meu humilde agradescimento a todos os brasileiros que contribuiram ajundando de qualquer forma no acontecido, mas voltando ao assunto, trabalhei aqui no bairro progresso, um dos mais afetados como radioamador, tava quieto a principio no meu canto mas como nao vi movimentação alguma debaixo de chuvas fortes sai pra ver a situação, quando me deparei com uma barreira de + - 1km de extenção, tirei o pó do meu vhf e mandei ver, trabalhei 8 dias tendo dias que nem em casa passei, isso tendo o abrigo montado a 300 metros de casa e passado tudo com visita de presidente da republica que prometeu o mundo e se quer mandou 1 real até agora, até hoje algum orgão ou prefeitura chamou os radioamadores e disse "obrigado pela ajuda" mas quando é pra sentar o sarrafo no radioamador que esta ali no seu chack quietinho ai sabem onde ele mora, o radioamador ter agora que homologar antena, radio sei mais o que, qualquer dia vao pedir pra homologar o manipulador de cw, isso quem tem que ver é a anatel, escrevoi minusculo anatel pois não merece o respeito de ser escrito em maiusculo.
    A NASA ter que mandar foto de telescópio mostrando a casa do povo que usava o tal Bolinha, geosats de 250mhz e implorar pra ir la fiscalizar isso é uma vergonha.

    Deixo nesse relato minha indignação por parte dos dirigentes desse país em relação aos radioamadores e em si ao proprio povo e voce ainda tem que ouvir na tv BRASIL, UM PAÍS DE TODOS, isso aqui ta mais pra BRASIL, UM PAÍS DE PORCO.
    Somos um povo rico, milionarios pois o que pagamos de imposto e ainda conseguimos adquirir algo com valores astronomicos, nenhum outro pais se consegue.

    Obrigado a todos e bons QSO´s

    ResponderExcluir
  2. Realmente meu caro amigo PU5KGB.
    A solidariedade do pôvo tem sido impar nos casos de catástrofes como essa de Santa Catarina e os RADIOAMADORES provaram mais uma vez sua importancia nestes eventos.Vamos torcer para que as nossas autoridades possam um dia reconhecer nosso valor.
    Muito obrigado pelos comentarios e forte 73´s.

    ResponderExcluir